A ENERGIA DE ATLANTIS

Marcos Pontes
20/08/2006

Até agora tudo corre como previsto. No próximo dia 27 o ônibus espacial Atlantis decolará rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). A bordo, seis amigos meus, 17 toneladas de estrutura para a estação, painéis solares e baterias. Mais energia, para o complexo científico em órbita da Terra, a 400 km de altitude.
Rumores de possíveis problemas com dois parafusos de fixação da antena de comunicação na banda KU, localizada na parte frontal do compartimento de carga do Atlantis, foram o assunto da semana. Como sempre, possibilidades de riscos e acidentes sempre chamam bastante atenção. Caso a antena de 140 kg se soltasse com a vibração e acelerações da decolagem, produziria sérios danos estruturais à espaçonave. Isso seria sério. Contudo, depois da inspeção completa das equipes de segurança, providências estão sendo tomadas para corrigir o problema. Continuamos na contagem.
A carga do vôo, incluindo os painéis solares, custou 372 milhões de dólares. Os painéis solares permitirão maior potência e redundância ao sistema elétrico, que praticamente sustenta todas as operações e experimentos embarcados.
Para aqueles que gostam de acompanhar as operações espaciais, aí vai uma dica: assistam à instalação e ativação dos painéis. Essa é uma operação EVA (atividade extra veicular) bastante interessante. Uma vez conectados à estrutura, os painéis serão extendidos. Nesse procedimento, os efeitos dinâmicos do movimento de extensão sobre a sua estrutura flexível mostram claramente alguns dos seus modos de vibração natural. Bonito de se ver.
No total serão três operações extra veiculares para a instalação de todo o equipamento levado para a ISS.
A bordo do Atlantis, também segue o quarto membro da minha turma de astronautas a ir ao espaço, o piloto Christopher J. Ferguson, “Fergy”. O primeiro foi o Italiano Roberto Vitori, eu fui o segundo e o americano Michael Fossum, que voou no último vôo do Discovery, foi o terceiro.
É algo estranho, mas mesmo depois de acompanhar tantas decolagens durante todos esses anos que tenho trabalhado aqui na NASA, sempre existe aquela “expectativa boa” nos momentos que antecedem ao “próximo vôo”. Afinal de contas, não é apenas uma máquina, ou um equipamento caríssimo, decolando em um foguete. São seres humanos! São representantes da raça humana saindo do planeta. Levam, cada um deles, tudo o que somos, nosso significado, perante ao universo. Levam nossos sonhos, nossas fraquezas, nossa força, nossas crenças...humanas. São seres humanos! São meus amigos! Não são equipamentos! “Custam” bem mais que qualquer veículo, estrutura ou painel solar.
Quem já assistiu a um lançamento não tripulado e a um lançamento tripulado, sabe bem a diferença.
A decolagem está prevista para o domingo, dia 27 de Agosto, às 16:30 h (horário da Flórida).

A reprodução deste artigo é permitida desde que seja na íntegra e que seja citada a fonte: www.marcospontes.net